Retrospectiva 9: Londres

A capital inglesa foi nosso pitstop. Mais fotos aqui
A chegada a Londres não podia ser mais típica. Assim que saímos do avião e pisamos na pista de pouso de Luton, fomos recebidos por uma chuva torrencial. Molhados, desagasalhados e visivelmente mal-humorados, fomos pegar nossas malas e dar uso à nossa calculadora comprada num chinês de Sevilha. A primeira experiência com nossa maquininha foi na casa de câmbio. Feitos os cálculos, preferimos sacar libras do nosso cartão, pois, por incrível que pareça, as taxas seriam menos extorsivas.
Famintos, resolvemos comer um sanduíche no aeroporto antes que uma tremedeira nos abatesse. Quando vimos o preço do lanche desbotado que levamos numa bandeja ao caixa, percebemos que nossa estadia seria mais seca do que a nossa refeição. Enquanto mastigávamos aquela massa insossa com promessa de algum sabor, veio a luz. Era hora de restringir o uso da maquininha chinesa aos dolorosos momentos de troca de traveller checks. E foi isso que fizemos. Acionamos o botãozinho "pensar em libras", só assim seríamos minimamente felizes.
O plano deu certo. Aos poucos, fomos relaxando, especialmente quando chegamos ao hotel baratíssimo que havíamos reservado pela internet. O estabelecimento ficava no inferno de Londres, é verdade, mas, aleluia, tinha banheiro no quarto! Vocês não imaginam o prazer que sentimos quando vimos a TV, a cama macia e as toalhas limpas e cuidadosamente dobradas nos esperando. E adivinhem o que fizemos? Ficamos enfurnados naquela pocilga, é claro. Até a manhã do dia seguinte, quando teríamos café da manhã servido por amáveis polonesas que, gentilmente, passavam aspirador durante a refeição dos hóspedes, arrancavam tudo das mesas e berravam palavras gentis para as outras funcionárias.
Começamos a explorar Londres lentamente. Seguimos o roteiro da família do Martim e algumas lembranças que eu tinha da cidade na minha passagem por lá há 6 anos. Quando o tempo colaborava, caminhávamos feito loucos ou curtíamos o calorzinho ameno num parque qualquer. Quando São Pedro nos sabotava, entrávamos em museus, felizmente gratuitos, ou planejávamos os próximos passos da viagem numa internet barata com música indiana ensurdecedora.
É claro que deixamos de ver muita coisa, mas não nos arrependemos. Londres foi nosso pitstop, a hora de parar e finalmente dormir numa boa cama. Hora de longos banhos e xícaras aquecendo nossas mãos. Passamos horas no imperdível Museu de História Natural e caminhamos, felizes, ao longo do Tâmisa. A alimentação, como era de se esperar, não foi assim, incrível. Apelamos para lanches pouco saudáveis da rede de supermercados Tesco, mas graças a uma dica preciosa do Gera, conseguimos comer comida de verdade e barata num restaurantezinho no centro da cidade.
A impressão que ficou? No começo, ficamos assombrados com a semelhança entre Toronto e Londres, mas aos poucos essa sensação foi se diluindo. Porque a capital inglesa é única, diversificada, viva e imperdível. Pena que a gente não estava com o pique que essa cidade merece.
Pontos fortes: o imenso número de atrações, os incríveis museus, os parques impecáveis e a organização tipicamente britânica
Pontos fracos: é lugar comum, eu sei, mas preciso repetir: a comida. Aquilo é um pesadelo! Os preços também são terríveis, mas nada é mais desagradável que o tempinho miserável daquela cidade. Sorte que existe verão, pelo menos por algumas semanas!
Bola fora: decidir repentinamente fazer um piquenique. Melhor consultar os serviços de meteorologia antes ou você correrá o risco de lanchar dentro do metrô depois de tentar achar algum lugar seco para comer. Faltam locais indoor para as refeições de mochileiros pobretões.
Você não pode perder: o Museu de História Natural, o British Museum, um passeio às margens do Tâmisa, um dos lindíssimos parques da cidade, Camden Town...(a lista de atrações é interminável)
Você pode dispensar:London Eye e Madame Tussauds, ambos caríssimos e cretinos

3 Comments:
De comida ruim e sem graca ja basta a canadense... nem quisemos arriscar, nos sobrevivemos de restaurantes italianos. Nesse ponto me lembrou Sao Paulo... fazia tempo que eu nao comia tao bem! :)
E bem no dia que nos viemos embora, comecou uma exposicao sobre a carreira dos Pet Shop Boys... o vida! :)
Hummmmmm, peninha que pegou chuva em Londres, sou doida pra conhecer. Vou fuc,ar as fotinhos agora, tah! Bejitosss da Drica <* *>
I should go to bed now...! it's late but I just enjoy a lot reading your comments and comparing them with mines. a vida viajando é preciosa!!! beijos!
Postar um comentário
<< Home