Retrospectiva 4: Itália

No Monte Palatino, a Itália em seu ângulo mais bonito. Mais fotos aqui
Dia desses, nossa amiga Bia soltou a mais divertida (e maldosa) definição da Itália.
- A Itália para mim é como o PT, um sonho dourado que virou frustração!
Italianos e descendentes, por favor, não se ofendam, mas esta afirmação pode ser compreendida por muita gente que esteve por lá. Gente que, como eu, sonhou a vida inteira em conhecer a Itália dos livros de História, do colorido das fotos, das paisagens dos filmes e da simpatia dos imigrantes. Gente que sempre se deleitou com as massas das cantinas, sorveu prazerosamente cada gota de um delicioso vinho e se imaginou provando um autêntico gelato nas ruas de Florença.
A expectativa de quem pisa pela primeira vez na Itália é tão grande que chega a ser quase infantil. Eu queria tudo de uma vez, tudo com intensidade. Queria ser tomada pela beleza, ser seduzida pelos cheiros e arrebatada pelos sons. E o som veio mesmo. Era de uma buzina. Caía uma forte chuva e os carros avançavam sobre a faixa de pedestres tomada por turistas como nós, atônitos com o sonho desfeito de uma Itália cinematográfica.
Pensamos num capuccino para aquecer aquela tarde e agradar nossas almas. Uma atendente, provavelmente mal-remunerada e bastante infeliz, trouxe à tona um lado do povo italiano que a gente não conhecia. Não era apenas a má-vontade dela, evidenciada nas xícaras jogadas no balcão. Ela simbolizava o ar de soberba e desinteresse pelo mundo afora que os italianos aparentam carregar. Eles realmente parecem não se importar com a opinião de um turista. Sabem que são donos de uma das culturas mais admiráveis do mundo e que, por mais que falem aos berros ou que garçonetes atirem cadeiras em cima de clientes na arrumação de mesas, sempre haverão centenas e centenas de ônibus de excursão pelas cidades.
E foi assim que me dei conta que minha frustração era fruto da expectativa exagerada que eu havia criado. A Itália não é a única dona de sítios históricos impressionantes, a Grécia está bem ao lado, com riquezas incríveis a preços muito mais razoáveis. Não, a cozinha italiana não é a melhor do mundo, há especialidades mediterrâneas maravilhosas na Espanha, Grécia e Portugal a valores bem menores. E gente que fala com as mãos não é sinônimo de simpatia. Há de tudo, como em qualquer lugar do mundo.
A Itália vai além de tudo aquilo que vocês sempre viram nos filmes, livros e fotos. É um país vibrante e interessantíssimo, com uma quantidade assustadora de atrações por metro quadrado. Há italianos simpáticos assim como existem aqueles que pensam estar numa passarela de Dolce & Gabbana. E há um pezinho bem fincado no subdesenvolvimento, especialmente quando me refiro ao comportamento das pessoas. Por isso, eu digo: desistam das expectativas exageradas ou vocês terminarão como eu, achando graça num paralelo entre um belo país e o governo de um sapo barbudo.
Pontos fortes: A história, a cultura e os pontos turísticos.
Pontos fracos: Os preços exorbitantes, o trânsito e a falta de simpatia das pessoas. Sinto em dizer isso, mas foi o que vimos.
Bola fora: Deixar tudo para a última hora. Esteja bem cedo na plataforma para pegar seu trem ou você terá que encarar a viagem sentado no corredor. E reserve hotéis e passagens com muita antecedência porque tudo na Itália é concorridíssimo, até mesmo durante o inverno.
Você não pode perder: O Duomo e a Piazza della Signoria, em Florença. E o Vaticano, onde não é preciso ser religioso para se emocionar.
Você pode dispensar: os doces, a não ser que você ame Panetone. Todas as massas doces que comemos, de croissants a bolinhos, sempre tinham o mesmo aroma artificial da iguaria natalina. Não é ruim, mas uma hora enjoa tanto quanto as grudentas músicas italianas.

1 Comments:
Oi Lu. Uma amiga minha que mora lá diz que os italianos são convencidos, metidos e arrogantes. Isso vai contra realmente nossos mitos de que povos latinos são naturalmente mais simpáticos e receptivos que anglo-saxões, orientais, etc... Agora, também é difícil não ser assim quando se tem a dita melhor comida do mundo, um povo famoso pela beleza, futebol, vinho, e se produz Ferraris ainda!! Pior, se é o berço do "maior império ocidental da antiguidade". Pencas e pencas de turistas chegando todo dia...convenhamos, não ser convencidos, é fogo! Até nós paulistanos nos achamos, com todas essas favelas rodeando, tem gente que dá aquele olhar de "centro do mundo" nos que passam falando com aqueles sotaques do norte!! Bom, mas vc que esteve lá, não eu. Há quem diga que a Itália é um país de terceiro mundo rico. Talvez seja verdade, não??? Bjs...Gé
Postar um comentário
<< Home