Retrospectiva 1: Toronto

Allen Gardens, no centro da cidade: retrato da vida feliz dos torontenses. Mais fotos aqui
Vamos começar a retrospectiva por Toronto, a maior cidade do Canadá, com aproximadamente 3,5 milhões de pessoas. É comum ouvir dos canadenses que Toronto é poluída, caótica e estressante. Deus, perdoai essa gente! Eles realmente não sabem o que dizem, principalmente se a origem dos interlocutores desse diálogo é brasileira.
Para quem vem de São Paulo ou de outra metrópole do Brasil, Toronto vai parecer bucólica. Estamos falando de um centro urbano bonito, arborizado e ordenado. Há parques por todos os lados, casas com jardins, um lago imenso (o Ontario) e ciclistas em número considerável (exceto no inverno, é claro). É comum se deparar com esquilos, guaxinins e até gambás pelas ruas e praças, além de cachorros felizes passeando com seus donos.
As ruas, em geral, são bem pavimentadas, o trânsito está longe de ser o horror de São Paulo e o transporte público funciona bem. Há poluição sim, como em qualquer metrópole, mas não é nada que incomode.
No verão, qualquer canto com grama e árvores fica concorrido. Nos breves lanches de almoço ou no fim de tarde, todo mundo aproveita as altas temperaturas para lagartear ao sol e ser feliz. Tudo fica mais colorido e agitado, há rodas de amigos nas portas das casas, churrascos nos quintais e festivais de tudo o que se possa imaginar pela cidade. Coisa de Hemisfério Norte, onde verão é um evento que deve ser vivido intensamente.
Entretanto, para quem está atrás de charme, boa arquitetura e História, sinto muito, mas Toronto decepciona. A grande explosão da cidade veio depois dos anos 50, tornando tudo muito recente, com ar de pré-fabricado. Aos apaixonados pela cidade, ficam aqui minhas desculpas, mas estou sendo sincera. Para mim, Toronto é politicamente correta, mas um pouco insossa. Talvez seja culpa da minha predileção pela Europa, não sei. Só sei que essa coisa de comunidades separadas em guetos, café em copo de papelão, sanduíche no almoço e compras no fim-de-semana simplesmente não é a minha, fazer o quê?
Ponto forte: organização, muito verde, qualidade de vida e índices de violência baixos (não acredite em canadenses que te disserem o contrário).
Ponto fraco: falta charme
Bola fora: A empresa de transportes, chamada TTC, que não está a altura da pujança de Toronto. A rede de metrô é pequena, os veículos são ultrapassados e os funcionários são, visivelmente, infelizes. O sistema funciona, mas merece ser modernizado.
Você não pode perder: As ilhas do Lago Ontario. A travessia é rápida e agradável e o passeio lá é lindo! Leve comidinhas para um piquenique e câmera para clicar a cidade como cartão postal.
Você pode dispensar: uma visita à CN Tower, a torre mais alta do mundo e marca da cidade. Se você não é fascinado por construções altas, vai achar pouco interessante. A vista é bacana, mas não vale o preço da entrada.

2 Comments:
Muito bem escrito - como tudo o que voce escreve. :)
Concordo com boa parte do que voce escreveu, mas nao tem jeito - eu adoro Toronto com todos os defeitos e qualidades, he he he.
Beijao!
Bom, como a única cidade do primeiro mundo que eu conheço é Toronto, pra mim lá é o máximo! E olha que o pessoal que eu conversava por lá me dizia, "isto não é nada, bom mesmo é Vancouver". Talvez, não à toa, Vancouver tenha sido considerada no ano passado a melhor cidade para se viver no mundo. Imagino, porque se Toronto é a "zona" do Canadá, imagino um lugar "realmente bonito e arborizado", como diziam de Vancouver! Sei lá, se um dia vier a conhecer cidades mais famosas como Paris, Londres, Tokio e Nova Yorque, aí sim teria um parâmetro melhor, mas comparando com São Paulo só, e eu amo minha cidade, mas sinto muito, é dez a zero pra Toronto. Mas pelo menos aqui não neva, né? Aliás, nem inverno mais tem, se é que isso é bom...
Bjs...Gé
Postar um comentário
<< Home