sexta-feira, novembro 10, 2006

Retrospectiva 10: Escócia


A vida estressante dos escoceses. Mais fotos aqui



Muito já se falou sobre o paralelo entre clima e comportamento das pessoas. Praianos, por exemplo, são tidos como calorosos, malemolentes e até displicentes. Na outra ponta, povos de países com temperaturas negativas são considerados exatos, responsáveis e frios. Hora de apagar esses clichês da mente! A Escócia é a prova de que essas teorias não passam de generalizações furadas.

O tempo naquele pequeno país de 3 milhões de habitantes é uma droga, mas de frios eles não têm nada. Receptivos, falantes e festeiros, os escoceses adoram fazer piadas contra ingleses e curtem a vida em paisagens estonteantes e cidades deliciosas. Pode-se respirar história em Edimburgo, caminhar horas e horas pelas vilinhas das Highlands ou ferver pela noite de Glasgow, é só escolher.

A região das Terras Altas foi a nossa eleita. Começamos a traçar a rota com a ajuda de um simpaticíssimo escocês do centro de informações turísticas de Edimburgo, um dos melhores nesses cinco meses de mochila. Nossa primeira parada foi Pitlochry, uma bela cidade com apenas uma rua principal e trilhas lindíssimas por todos os lados. Fomos bem acolhidos no albergue da cidade e comemos um delicioso prato escocês numa tradicional cervejaria local.

Depois veio Inverness, um simpático município com muitos atrativos, apesar da baixa auto-estima dos moradores. A maioria acha o local um tédio, mas a gente discorda. A capital das Highlands é agradável e traz uma prévia do passeio mais procurado por lá. O famoso Lago Ness nasce lá e embeleza bastante a cidade.

O próximo destino foi a impronunciável Drumnadrochit, que vive da lenda do bicho apelidado de Nessie e de passeios pelo lago. Há museus, hotéis, restaurantes, tudo com o monstrinho mixuruca na porta. Prato cheio para turistas bobos como nós, que adoram clicar aquelas bizarrices. Mas Drumnadrochit não é só isso. O filé mignon é o imperdível Castelo de Urquhart, o sítio histórico mais visitado das Terras Altas e um dos principais cartões-postais do país. Fãs de filmes de História Medieval dificilmente não se emocionam por lá, o lugar é realmente incrível. Até eu, que não me impressiono com lendas de cavaleiros honrados, belas donzelas e batalhas sangrentas, achei tudo sensacional.

Falando em roteiros manjados de Hollywood, fomos ao cenário de um dos maiores sucessos da indústria cinematográfica nos anos 90: Coração Valente. O Ben Nevis, ponto mais alto da Grã-Bretanha, fica na tranquila cidade de Fortwilliam, onde nos hospedamos numa casa de família no alto de uma colina. Tudo muito bonito se não fossem as escadas intermináveis e a mochila de 12 quilos nas costas.

O tour terminou na moderna Glasgow que, apesar do agito de cidade grande (pelo menos para os padrões locais), mantém a beleza e organização da Escócia. Ficou muita coisa para ver em uma próxima oportunidade, especialmente a deslumbrante Isle of Skye, mas deixamos o aeroporto rumo à Irlanda com uma grande satisfação. Realizamos um sonho antigo e a Escócia correspondeu a todas as nossas expectativas. Precisa de mais?

Pontos fortes: a simpatia dos escoceses, as paisagens deslumbrantes, as distâncias curtas e a competência do governo para promover o turismo. O uísque é outro atrativo, mas detestamos essa bebida, então fica aqui só uma menção.

Pontos fracos: os preços, ainda mais altos que os praticados em Londres. O tempo também deixa a desejar, mas felizmente pegamos alguns dias de sol.

Bolas fora: Procurar hotel, albergue ou bed & breakfast barato, é perda de tempo! Chegar faminto a Fortwilliam ou a qualquer outra cidade pequena num final de tarde de domingo também não é boa idéia. Tudo vai parecer um grande velho oeste à espera de um duelo e seu estômago certamente vai roncar.

Você não pode perder: Edimburgo, as inesquecíveis Highlands, o Castelo de Urquhart e o majestoso Ben Nevis. Vale aqui uma dica: compre o Explorer Pass do Citylink se quiser visitar muitas cidades em poucos dias, a economia será considerável.

Você pode dispensar: qualquer atração sobre o monstro do Lago Ness e uma ida de estômago cheio ao Ben Nevis. Aquela curta estradinha em ziguezague vai parecer trajeto São Paulo-Rio.

2 Comments:

Blogger Lucix said...

Depois desse post, ate eu ja estou gostando da Escocia, ha ha ha! :)

Adorei as fotos, principalmente as do estilo Caras.

Ah, na Legoland tem o rio com o monstro do lago. Na verdade nao tem monstro, mas tem uma formacao de bolhinhas nas aguas do rio, como se o monstro estivesse la respirando (ou fazendo sabe-se-la o que), he he he.

Beijos,
Lu

6:39 PM  
Anonymous Anônimo said...

Como é bom poder viajar no teu blogger; todos os lugares são fantaáticos. As fotos então?
Agora....... a guia turistica.....
nem te conto. Sabe o que fáz!.
Beijos

8:41 PM  

Postar um comentário

<< Home