quinta-feira, maio 12, 2005

Estamos de volta

Depois de mais de uma semana de silêncio, estamos de volta à ativa. Para quem não sabe, os pais do Martim estiveram aqui em Toronto por uma semana e, claro, passamos quase todo o tempo ao lado deles. Fomos para Montreal e Quebec e voltamos na terça à noite cansados e felizes. Aos poucos vamos contar nossas impressões sobre o pouco que vimos da província de Quebec, mas já podemos adiantar que adoramos lá! Montreal é uma cidade viva e muito charmosa. Adorei ouvir francês por alguns dias, é, sem dúvida, muito melhor que ouvir inglês o tempo todo.
Esses últimos sete dias foram inesquecíveis: sol, risadas, abraços, beijos, papos gostosos, brownies, muffins, croissant, capuccinos, pasta, vinho, flores, praças, igrejas, narizes gelados e pernas doloridas de tanto andar. Ontem, a despedida foi com lágrimas porque a gente sabe que vai sentir muita falta de todo esse afeto e calor dos últimos dias. De repente nós estávamos sozinhos de novo, de rostos úmidos, abraçados no meio do saguão do aeroporto, num silêncio infinito. Sentia uma mistura de saudades com satisfação por ter vivido intensamente esses últimos dias. Acho que essa viagem nos encheu de esperanças!

Aniversário
E no meio dessa correria dos últimos dias, eu fiquei mais velhinha. Na quinta, dia 5, ganhei flores, um par de tênis, um almoço gostoso, um porta-treco que a Cida e o Gera compraram na França e até um brinde com vinho sul-africano! Na escola, cantaram "Happy Birthday" duas vezes na sala de aula e comemos donuts oferecidos pelo diretor (uma grande coicidência, até agora não entendi o motivo daquele surpreendente mimo). Recebi muitas mensagens carinhosas pela internet dos meus melhores amigos e terminei o dia ouvindo minha família cantando "Parabéns pra você" em coro por telefone. Só queria agradecer pelo amor e carinho que tenho recebido de vocês. Obrigada mesmo!

Passeata
Quando estava vindo para a escola hoje de manhã, vi uma passeata na rua. Eram umas 300 pessoas gritando palavras de ordem no meio da Carlton Street. Na verdade, havia mais policiais do que manifestantes. Havia helicóptero, cavalos, motos e viaturas por todos os lados e alguns colegas de imprensa registrando a passeata. Lá no meio daqueles canadenses, vi uma bandeira que me chamou atenção. Era um pano vermelho com o rosto do Che, exibido com orgulho por um manifestante. Fiquei me perguntando se ele realmente sabe quem foi ele ou, pelo menos, o primeiro nome dele.
Pensei também no meu pai, que chegou ao Brasil nos anos 60 e adorava estar perto das multidões que protestavam pelas ruas de São Paulo. Muitas vezes ele não entendia o que estava acontecendo ou o que as pessoas gritavam em palanques, mas ele tentava, não estava alheio aos acontecimentos internos, como muitos estrangeiros costumam fazer. Acho que me senti como ele, sem entender tudo o que se passa em volta, mas louca de vontade de enxergar melhor cada particularidade deste país.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Marta, você nos enche de alegria com a sua demonstração de amor, carinho e sensibilidade. Foi tão boa nossa semana juntos que eu e o Gera já nos pegamos "tramando" um novo encontro... Quem sabe com o Elói junto... Mas, como a gente chegou a falar durante os nossos papos aí, só o tempo dirá das decisões de vocês, do Elói, nossa, de seus pais, seus irmãos.
Continue com esperanças e com essa sensibilidade de fazer inveja em qualquer canadense.
Um beijo nosso.

7:07 PM  
Anonymous Anônimo said...

MARTA
É muito bom ler teus comentários e saber que estas muiiito FELIZ

9:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eba, vcs voltaram! Que delícia ler o que vcs estão passando. Lu, seus textos são tão cheios de emoção... vira e mexe me pego com uma lagriminha no olho. Bem, talvez seja porque eu ando muito emotiva em relação à minha própria família, mas é que bate uma saudadinha de vc. O cartão eu mandei no e-mail do uol... será que não chegou? Beijo

9:47 AM  
Blogger Frontera said...

Cida e Gera
Vocês não imaginam como é bom ler isso. Foi muito bom ter passado todos esses dias com vocês, continuem "tramando" um novo encontro, quem sabe na Europa...
Um beijo grande com muito amor

Mama
Sim, estou muito feliz, talvez "revigorada" seja a melhor palavra. Muitos beijos

Gi
Também li seu blog e foi como se eu estivesse te ouvindo. Tudo é tão verdadeiro nas suas palavras, moça. Beijos para vc e para o Roberto

6:11 PM  
Blogger Frontera said...

Raq
Finalmente descobrimos quem e que da pageview neste blog, hehehehehehe
No dia 20/7 tambem vou sentir falta de estar perto de voce, pode ter certeza
Beijos

5:12 PM  

Postar um comentário

<< Home