Alguns comentários mais rápidos depois dias de silêncio:
Honest Eds
Tem umas coisas que são incríveis aqui no Canadá. A confiança na boa intenção das pessoas é uma delas. Para abrir uma conta no banco, precisamos de uma carta escrita à mão em papel sulfite onde estivesse uma confirmação do nosso endereço. Enquanto não trouxéssemos essa carta, não poderíamos movimentar a conta. Tudo isso. Outra coisa é o sistema de pagamento das passagens no metrô. Em frente à cabine do bilheteiro, do lado de fora, tem uma caixinha de vidro. As pessoas vêm, jogam punhados de moedas dentro da caixa e passam pela catraca. Ele só observa de longe, não tem como conferir se colocaram a quantidade certa. Nosso professor, por exemplo, disse que passou um mês jogando 25 centavos a menos na caixa porque não percebeu que a passagem tinha aumentado de preço. Mas ontem presenciamos uma cena curiosa. O bilheteiro da estação Eglinton West resolveu dar uma volta e deixou uma placa na catraca: "Volto logo. Por favor, coloque o valor certo da passagem na caixa". E funcionou. Vimos pessoas diligentemente depositando o dinheiro. Perdemos a foto da placa por segundos, porque o cara voltou para reassumir sua função enquanto procurávamos a câmera. Honestidade ingênua, incrível.
Ticos e Tecos
Com o fim do tenebroso inverno há duas semanas, a cidade começou a reviver. Fomos conhecer o High Park na semana passada, um parque enorme e lindo em uma área nobre de Toronto. As árvores ainda estão peladas, mas já dá pra observar um verde ou um quase-verde aqui e ali. A coisa que mais nos chamou a atenção, como bons brasileiros, foi a quantidade de esquilos perambulando pela área. Ficamos naquela de "olha, que bonitinho", tiramos fotos, etc., mas depois vimos que eles não são tão ariscos quanto pensávamos. Os bichos são grandes e atrevidos. Chegaram a 1 metro da gente, curiosos. Deu a impressão que, mais um pouco, pulariam em nós.
Imigrando
Meu irmão chega amanhã a Londres, para uma estadia de 10 meses, mínimo. Estava nervoso com tudo. Demos uns toques sobre o que perguntam na imigração, na chegada. Era pra tranquilizar, mas piorou. Lembramos da nossa chegada aqui. Ficamos nos perguntando como seria o entrevistador, se podíamos dizer "bom dia" ou se ele morderia se falássemos fora de hora. Passamos por uma situação apertada com a oficial, mas entramos. Ouvimos de outras pessoas experiências parecidas. Ficamos pensando em como existe uma humilhação implícita nessa situação, no pequeno poder desses caras. Eles podem te mandar de volta pro teu país baseados em impressões subjetivas e a regra que vale é que todo mundo é culpado antes que se prove o contrário. Até quem não tem nada a esconder fica se perguntando se aquilo tudo vai durar muito, se tem alguma pegadinha, se deveria não ter dito determinada coisa. Tudo bem, no Canadá, parece que eles são tolerantes. Mas é bom não esperar um sorriso de "bem-vindo".
Santa Claus
Fotografamos o maluco que andava de touca de papai noel e praticamente nu sob os -15ºC de março. O figura estava se exibindo e posando para fotos em frente ao prédio da Much Music Television (a filial canadense da MTV). Levou até uma placa explicando suas intenções (mas não deu pra decifrar, não). Só descobrimos que o cara se auto-intitula "Zanta Claus" e está aberto para um papinho virtual. Quem quiser, pode escrever para zantahohoho@yahoo.ca. Enquanto estávamos por lá, ele, à caráter, mostrou suas habilidades:


5 Comments:
Eeeeeee, quantas novidades!
Muito bacana!
E esse Zanta?! Hahahhahhaha! Hilário!
Bjoca
Luly :)
Oi queridos, quanta saudade!
Não tinha entrado direito no blog desde que vcs mandaram o e-mail, há mais de um mês, com a url. Amiga relapsa, eu sei, mas hoje reservei um bom tempo para ler suas histórias e fiquei ainda com mais saudade. Adorei o post da Lu sobre o sexo de Toronto! Espero que vcs estejam muito bem. Beijos,
Gi
Oi Martim,
Sua tia "Tose" e vó foram hoje pra Amparo e já que ela autorizou queu olhasse as mensagens, estou aproveitando para escrever sem "brigar" com ela.
Puxa, que maravilha ainda existir duas maneiras de ser: honesta e ingênua por aí, deve ser o resultado de mais cultura? E os esquilos, pelo visto, são como os pombos daqui...abusados!
Concordo com a Raquel, esse Zanta deve ter passado uns tempos aqui no Brasil. A Jana tá do meu lado e manda beijos, de nós procês!
Oi Marta, você viu que o Zé Simão adivinhou quem seria o novo Papa e até antecipou umas piadas? Ontem ele falou que se o Papa fosse mesmo alemão o Rubinho iria abandonar a Europa, aqui todos torciam pra que a fumaça saísse verde e amarela, afinal Deus é brasileiro! Smack!
Oi Luly
Esse Zanta é hilário mesmo, acho que um dia vai virar atração na TV
Raq
Obrigada pela força. Estamos superando tudo graças à torcida de todos vcs
Gi
Que bom receber uma mensagem sua. Não conversamos desde a festa de despedida. Que bom que vc gostou dos posts. Vamos nos falar por e-mail, tá bom?
Cris
Mande beijos para a Jana e p/ todos daí. Sim, concordamos com vc que os esquilos daqui são como os pombos daí: abusados e gordos.
Sobre o Zé Simão, mais uma vez caí na gargalhada, o cara não perde uma, heim!
Beijos a todos. Ah, e se puderem, mande fotos de Amparo, queremos ver como ficou a casa nova :-)
Postar um comentário
<< Home