segunda-feira, abril 04, 2005

Toronto tem alma?


O centro da cidade tem muito disso...

Depois de um final de semana de neve, chuva e frio, o tempo voltou a sorrir aqui e, pelo visto, agora é pra valer. A semana começou ensolarada, mas ainda um pouquinho fria para os padrões brasileiros (10 graus). Isso me encheu de esperança no caminho de volta para casa. Fiquei me perguntando se agora vou conseguir enxergar um pouco da alma de Toronto. Com tantos dias de recolhimento em casa em pouco mais de um mês, fica difícil decifrar este lugar. Toronto não é daqueles lugares fáceis de se dar um sobrenome, como Paris, a cidade luz. É uma metrópole intrigante, que transita entre o cosmopolita e a falta de identidade.
Sábado, ouvi do Rodrigo, um amigo da Dani Noyori, que Toronto não tem alma. Fiquei pensando nisso desde então. Ainda não sei se ele está certo em tão pouco tempo aqui, mas uma impressão eu já tenho: Toronto não é uma cidade de alma feminina. Quando olho para os lados, vejo apenas a típica praticidade masculina: comida pronta, tecnologia, prédios comuns e casas sem xaxim. Sempre me lembro do Gabriel, personagem do Daniel Dantas no filme "Pequeno Dicionário Amoroso", dizendo que só mulher tem a estúpida idéia de ter um xaxim em casa ou de ir à feira nas manhãs de domingo. Até agora, senti que Toronto não dá espaço para essas pequenas bobagens femininas. Sabe aquele típico ritual que a gente tem de ir à manicure e fazer depilação aos sábados? Pois é, isso é coisa para a mulherada com muita grana. Para depilar a perna inteira, você vai ter que deixar uns 50 dólares no salão. Para fazer a unha, mais uns C$ 35. Quer fazer dieta? Querida, é melhor passar fome se realmente você quer entrar nas calças. Se quiser montar um cardápio light, com franguinho grelhado e legumes frescos, vai ver que sai mais barato enfiar o pé na jaca e comer junk food.
Tudo em Toronto me parece muito prático e sem imaginação. A arquitetura da cidade não impressiona, falta charme em muitos lugares e sobram carros enormes pelas ruas, sem os mimos dos pequeninos de design europeu que circulam nas mãos das mulheres brasileiras. Se existe um paraíso para os amantes de computadores e carrões, ele fica no Canadá. É fácil encontrar carros luxuosos e potentes por menos de C$ 5 mil, além de artigos de informática com preços que fariam muito marmanjo daí do Brasil rir à toa.
É por tudo isso que sinto no ar o predomínio de testosterona. Isso não quer dizer que eu não gosto da cidade, pelo contrário. Tudo isso me chama atenção e me leva às inevitáveis comparações com outros lugares do mundo. Será que as cidades têm sexo? Será que isso realmente importa? Acho que não. No final das contas, a gente se apaixona por um lugar sem saber como, nem por que. E eu ando louca para me apaixonar por Toronto.

3 Comments:

Blogger Luly :) said...

Oi, Marta!

Estou adorando essas suas descrições de Toronto!
Bacana!!!;o)

Bjoca

Luly :)

8:23 AM  
Blogger Frontera said...

Obrigada, Luly
Um grande beijo para vc

7:31 PM  
Blogger Lucix said...

eeeeeeee! Pizza amanha!!!

4:06 PM  

Postar um comentário

<< Home