Estamos em São Paulo
Descobrimos que Toronto é a versão gelada e "primeiro-mundista" de São Paulo. OK, as diferenças são muitas - você olha em volta, vê a neve, parques, a segurança de se andar nas ruas e as coisas todas funcionando como se espera que funcionem no Canadá. Toronto, além disso, é grande (tem 2,5 milhões de habitantes), mas quatro vezes menor do que São Paulo. Teoricamente, não tem nada a ver.
A semelhança é, na verdade, em relação à percepção que se tem das cidades, dentro e fora delas. Toronto não é muito querida no Canadá, assim como a capital paulista no Brasil. Descobrimos isso hoje, depois de assistimos a uma reportagem hoje sobre um livro chamado "Porque todos odeiam Toronto?", lançado recentemente.
Além de ouvir o autor do livro, o repórter foi a outras quatro grandes cidades canadenses (Vancouver, Calgary, Edmonton e Montreal) para saber o que pessoas de lá acham de Toronto. As respostas são incrivelmente familiares. Sobre os torontenses, fala-se que são "frios, arrogantes, egocêntricos, exibidos" e que "só pensam em dinheiro". Quanto à cidade, os adjetivos variam entre "suja" e "chata", um lugar onde não se pode ficar, apenas visitar. Dizem que no interior perguntam como que alguém pode viver em Toronto. "Lá é tão perigoso!". Claro, eles não fazem idéia.
Assim como São Paulo, Toronto se acha o máximo. Gosta de lembrar que é "o motor econômico do Canadá". Só que, assim como São Paulo, sofre com baixa auto-estima, sabe que tem problemas e que eles estão fora de controle - guardadas as devidas proporções (abrindo parênteses, a palavra "problema" tem um significado muito diferente no Canadá. Aqui, ela é sinônimo de buracos no asfalto, morte das focas cinzentas ou gripe do primeiro-ministro. É assunto para outra hora).
Nossa impressão até agora é de que gostamos daqui. Mas sabemos definitivamente que temos que aprender francês.

4 Comments:
Oi, Martim!
Ótimo post!
Eu não moro em SP (moro em Campinas - quase lá!) e também não gostaria de morar lá, não! Acho SP caótica demais pro meu gosto, apesar de admirar o fato de ter de tudo!!!
Espero que eu goste de Toronto, já que escolhi ir praí...
Inté!
Luly :)
Oi Martim; Ante de vir para cá já fazia essa analogia, São Paulo está pra Toronto assim como Rio de Janeiro está para Vancouver. Eu sou carioca, e gosto daqui. Abrçs,
Sou suspeitissima para falar. Eu amo Sao Paulo. Se morasse no Brasil, teria que ser la, mesmo! Nao me imagino morando em outro lugar. E eu amo Toronto. Eu nao entendo como é que as pessoas podem morar no interior, hehehehe.
As pessoas costumam generalizar muito. Nos USA, por exemplo, sempre ouvi as pessoas falando muito bem de Toronto e falando que o pessoal de Toronto era muito educado e coisa e tal.
Monique e Luly, nós também gostamos de Toronto. Ainda falta conhecermos muita coisa, mas temos uma boa impressão da cidade, sim. Só que ouvimos de muitas pessoas que Toronto não é o Canadá e que, em outras cidades, como Vancouver e Montreal, especialmente, podemos ver outro tipo de coisas e pessoas. Mas, apesar de tudo, aqui continua sendo o Canadá, outro país. E isso é muito já.
Lucia, sabemos que não podemos cair na generalização. É uma grande besteira. Mas é que chamou a atenção da gente alguém ter se preocupado em escrever um livro sobre o ódio a Toronto. Significa que as coisas não são só aparentes, têm um fundo de verdade. Mas, como disse, Toronto continua sendo o Canadá e é quase impossível comparar com o Brasil. Melhor nem começar.
Bjs
Martim
Postar um comentário
<< Home