Mitos derrubados
Quando vamos a outro país (especialmente os de primeiro mundo), chegamos cheios de idéias pré-concebidas a base de conversas ouvidas de orelhada ou suposições que criamos depois de assistir programas de TV. Faz parte do processo. Mas também se inclui aí a derrubada de muitos mitos. Talvez sejam momentos de pequenos desapontamentos, mas o lado positivo e saudável disso é cair na real e dar às coisas (e aos países) suas devidas proporções.
Sobre o Canadá, derrubamos rapidamente a idéia de que aqui todo mundo respeita absolutamente todas as regras. Não, eles também param em lugar proibido, atravessam fora da faixa (e se xingam por isso), jogam (muito) papel no chão, especialmente jornais, no metrô. Como disse outro dia, também plantam maconha em grandes quantidades e matam policiais. Era uma idéia ingênua nossa de que aqui todos eram tão chatos que nem sequer tinham um jogo de cintura para fazer coisinhas erradas.
Mas claro, tem coisas que realmente funcionam em outra ordem de pensamento aqui. Fomos à biblioteca central hoje, por exemplo. É um prédio de 5, 6 andares com centenas de computadores, centenas de milhares de livros, salas para deficientes físicos, auditivos, visuais, centro de estudos, cursos gratuitos, acervo aberto. Simplesmente incrível. Um prédio desses, em São Paulo, só em faculdades pagas - e ele não seria dedicado inteiramente a uma biblioteca.
Na saída, um segurança controla se as pessoas não estão levando os livros embora da seguinte maneira: você abre sua mochila por um segundo, a dois metros de distância dele, e ele diz "ah, OK, pode ir", gentilmente. Eles não parecem esperar que alguém faça nada errado.

3 Comments:
Rainha:
Estamos torcendo para que estejas melhor da garganta, ou seria melhor que os dois estejam começando a sentirse CANADENSES. porque ao que nos parece e que tão somente os problemas de saúde estão relacionados com o cambio de clima.
A receita do misterioso médico chines foi un caro ANTIBIÓTICO a nossa é tão somente"coragem, otimismo e fé", e sabemos que todo isto vocês tem.
MUITOS BEIJOS
Mãe e pai
Estamos bem agora. Não compramos o antibiótico e saramos com a energia positiva que vcs passam para a gente :-)
Beijos
duvido, duvido que tem jornal no metro.
Postar um comentário
<< Home