sexta-feira, março 04, 2005

Tartar sauce

Toronto é uma cidade de imigrantes. Segundo nos disseram (mas não confirmamos), 3 em cada 5 moradores são ou tem pais estrangeiros. No metrô, parece até mais. São hispânicos, indianos, gregos, jamaicanos, guianenses, portugueses, brasileiros, chineses… Mas o que tem chamado nossa atenção mesmo são os coreanos. Eles são muitos, mas aqui não estão no esquema paulistano de Standcenter e Brás. Eles têm empregos em bancos, lojas de departamento, vivem vidas canadenses, longe de uma "comunidade coreana". Ao menos, é o que parece.
Na nossa escola, também, eles devem ser 90%. Em comum com os já estabelecidos no Canadá, eles têm o sotaque, naturalmente. E é muito, muito difícil entendê-los.
Fomos almoçar outro dia num fast food (chamado Vienna…), onde duas senhoras coreanas nos atenderam. “Beef or fish?”, perguntaram. Até aí tudo bem. Depois, nos sentimos naquelas propagandas recentes de escolas de inglês. “E de acompanhamento? Uó kainda só? Tata só? Gu fó fish!”. “Tata só”? Bom, melhor não pedir. Saimos com um prato sem graça, sem tempero. Até cair a ficha de que ela só estava oferecendo Tartar Sauce (molho tártaro). OK, nos entendemos e a comida desceu melhor.
A Marta passou por outra mais engraçada. Num exercício em dupla, na aula, a colega coreana perguntou o que ela pensava sobre “adoption” (adoção). A Marta, claro, disse que era uma coisa ótima. Na hora de relatar para a classe o resultado da pesquisa, a garota não teve dúvidas: “Marta loves abortion” (a Marta adora aborto). A classe parou, encarando aquela pessoa de opinião tão heterodoxa, para dizer o mínimo. A Marta se apressou para desfazer o mal-entendido e todos acabaram rindo. Não dava para fazer outra coisa.
Tem sido difícil de nos entendermos com eles. Mas o fato de Toronto ter tantos estrangeiros nos ajuda muito. Podemos falar português que ninguém liga (apesar de termos evitado ao máximo). Podemos cometer barbaridades no inglês que os canadenses reagem com naturalidade.
Uma (grande) barreira a menos na nossa adaptação.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

deve ser uma coisa louca essa cidade. agora me explica: pq coreanos no canadá?

12:55 PM  

Postar um comentário

<< Home