sexta-feira, novembro 04, 2005

Cabeça no Brasil - parte II


Hoje é mais um dia especial na minha vida. Na verdade, na vida da minha família e, especialmente, da minha mãe. Hoje ela completa 60 anos de uma vida intensamente vivida, uma história cheia de vitórias, momentos fortes e, por que não, de alguns percalços. Minha mãe daria um bom roteiro de filme, uma personagem extremamente forte, sensível e muito alegre. Uma guerreira, capaz de dar um chute no meio das pernas de um ladrão para escapar de um assalto no centro de São Paulo ou de encarar, sozinha, uma cidade gigantesca apenas com 17 anos. Um coração enorme, capaz de acolher em casa uma desconhecida em prantos na rua ou de passar um domingo inteiro apenas cortando cabelo de pessoas carentes.

Minha mãe é assim, de alma com cores de Almodóvar, como diz a Adriana Calcanhoto. Escorpiana genuína e dona de um gênio forte, dona Martha é jogo duro quando quer. Não há quem possa com essa pequenina. Nem guarda de trânsito ela perdoa. Certa vez ela foi flagrada na contra-mão de uma rua e, antes mesmo que o marronzinho da CET falasse alguma coisa, ela já soltou seu espanhol, dizendo que estava perdida. Não só evitou a multa como ainda recebeu a ajuda dele para pegar o lado certo da via.

O que mais admiro nela é a capacidade de recomeçar. Se ela percebe que algo não vai bem, ela muda o curso das águas, sim senhor. Troca de país, troca de trabalho, troca de curso. Vai de paisagismo a corte de cabelo. De costura a psicanálise. Pinta um quadro ou uma parede. Vai de yoga ou de Tai-Chi-Chuan. Lê Bíblia e Freud ao mesmo tempo. Não importa o que ela faça, a alma dela é assim, livre. O olhar é leve, o sorriso, doce.

Uma vez, numa aula de inglês aqui no Canadá, descrevi minha mãe para o professor. Ele disse:
- Sua mãe deve ser uma grande mulher.
Ela é mesmo. Uma mulher incrível!

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

QUE LINDA DESCRIÇÃO DE SUA MÃE...
UMA HEROÍNA QUE GRAÇAS À DEUS TENHO O PRAZER DE CONHECER E PASSADO ALGUNS ANOS VENHO CONHECENDO UM POUQUINHO MAIS...

LÚ QUE SEU DIA SEJE LINDO !!!

BEIJOCAS E...
FIQUE EM PAZ !

PATI
patricia.justino@valeo.com

8:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Muito legal essa descrição da sua mãe. Conheço ela o suficiente pra confirmar que é legal o suficiente para aceitar as festinhas que vcs davam na sua casa, com direito a banda de garagem e tudo o mais. Se fosse com minha família, podia esperar sentada, que nunca iriam tolerar uma coisas dessas. Bjs

9:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Filha amada
É com muita emoção e alegría que:
te abraço...., agradeço a Deus, e peço a banção p/vcs dois (Ma & Ma). E...., com um carinhoso e grande beijo te falo "vc é uma filha iluminada.
Grácias mil grácias ou Obrigada minha menina

10:38 AM  
Anonymous Anônimo said...

Que emocionante, Marta! Até chorei... muito bonito!

Beijos,
Rubia

2:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa Lú!! Coloquei teu blog hoje aqui no micro da Fundação, já que é o único que eu abro, e só assim pra eu acompanhá-lo diariamente. Diria que já estou "arrependido", porque você consegui arrancar uma lágrima de mim em plena estação de trabalho, que vexame! Muito lindo o que você escreveu, e o melhor de tudo é saber que a mama é tudo isso mesmo, e muito mais! Um beijão!! Gé

10:18 AM  

Postar um comentário

<< Home