segunda-feira, outubro 10, 2005

Pra quê?

Depois de quase oito meses em Toronto, finalmente visitamos alguns pontos turísticos da cidade antes que o inverno chegue de vez. Estivemos no Toronto Zoo, CN Tower, Royal Ontario Museum e Casa Loma nas últimas semanas.

De todos esses lugares, a maior decepção foi com a CN Tower, o ponto turístico mais importante da cidade. É uma construção grandiosa, sem dúvida, uma torre de 553 metros de altura não é qualquer coisa. Mas cá entre nós, pra quê? Para mim, a CN Tower não é nada mais que uma Torre Eiffel moderna, uma maneira de mostrar poderio numa competição insana de quem constrói mais alto.

O Martim acha um acinte cobrar 30 dólares canadenses pela entrada e eu assino embaixo. Nós pagamos menos porque compramos o Toronto City Pass, que permite a entrada em seis atrações, incluindo a torre. Se tivéssemos desembolsado o valor normal, teríamos saído de lá cuspindo fogo!

Estive na Torre Eiffel, na Sears Tower (Chicago), no Empire State (NY) e na Space Needle (Seattle) e acho que não me impressiono mais com esse negócio de construção alta. Tá certo que são maravilhas da arquitetura e da engenharia, mas, para mim, elas não passam de lugares com uma vistas interessantes.

Acho que gostei mais de subir no prédio do Banespa em janeiro deste ano do que ter visitado a CN Tower. O Banespa, baixinho e mais simples, faz mais sentido. Ele tem valor histórico e função prática, pois abriga escritórios. Não é uma montanha de dinheiro gasta apenas nessa competição quase juvenil de quem tem o maior símbolo fálico do mundo.

Bom, valeu pela experiência. Mas avisamos com antecedência quem quiser conhecer Toronto. Não gaste $ 30 na CN Tower, a não ser que esteja com dinheiro sobrando.

Aqui vão algumas fotos:


Meus pés sobre o chão de vidro da torre. Confesso que senti vertigem.


A vista do sul da cidade na beira do Lago Ontario e o Air Canada Center (onde acontecem os jogos de hóquei) visto de cima.


Os prédios "baixinhos" em mais uma dia que Toronto estava encoberta pela poluição.



Martim, ao final de mais um grande desafio com altura. Depois que ele foi a Machu Picchu, o que é uma CN Tower?

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A tua vertigem, aiiii, estou toda arrepiada.
Bonito sapatinho Fernandinho! é brasileiro ou Canadense?.
Como turista é claro que não resistiría a tentação de subir ao CN Tower, mesmo com o aviso da Martinha

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi eu vi o seu blog no seu orkut que eu vi na comunidade brazileiros em toronto.

Nao sei se vc sabe do ponto da torre, todas as emissoras de toronto usam a antena que esta no topo da torre para transmitir sinal de radio e tv, de la que se recebe o sinal de algumas tvs dos usa tb. Eles precisavam fazer a torre pois no inverno a cidade eh foggy, entao precsava ser em um poto alto mas yet o mais perto dos usa possivel.
O que a CN (empresa que construiu) pensou foi ja que vamos gastar dinheiro fazendo a antena mais alta, vamos tb fazer alguma coisa que a gente consiga tirar dinheiro dos turistas rs.

Eu tb acho muito caro 30 dollar pra subir la!

abs

10:30 PM  

Postar um comentário

<< Home