terça-feira, setembro 27, 2005

As quatro estações


Acho que, como eu, a maioria dos brasileiros aprendeu que cada uma das estações do ano tem sua característica. Lembro da tia na 2a série me dizendo que primavera era tempo de flores, o outono, a época em que as folhas caíam, etc, etc. E quem não teve uma lição sobre isso aprendeu em desenhos ou filmes como as estações "deveriam" ser. Mas quem cresceu em São Paulo (ou em grande parte do Brasil) não nota muita diferença entre esses períodos - afinal, faz 31oC em junho (ou quase todo ano), o frio dura duas semanas, as árvores ficam verdes o tempo todo. E eu, por isso, nunca dei muita bola para essa história de estações.
Mas aqui no Canadá passamos a entender aqueles estereótipos, porque eles são reais. O verão terminou a semana passada e no sábado, tivemos que usar blusas pela primeira vez desde maio. E, andando na rua, você vê as folhinhas caídas pelo chão. O tempo muda radicalmente, já na primeira semana de outono. A foto prova a mudança.
Tem uma propaganda do KFC que começou a circular no fim de julho. Uma garota anda na rua e de repente, tem um acesso de pânico. Grita, olhando apavorada pro chão, como se estivesse vendo um monstro ou algo assim. A câmera vira e mostra a responsável: uma singela folhinha vermelha. O mote do comercial é: "aproveite, o verão está acabando". Eles sabem das coisas, agora entendemos.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Na nossa época de primário, a gente aprendia que o outono era estação dos frutos. De qualquer forma, havia algo definido no papel. Mas a gente sempre foi mesmo avacalhado nesse quesito climático. Nisto e em outras coisas também.

3:02 PM  
Anonymous Anônimo said...

Quem gosta de curtir a natureza consegue enxergar as mudanças das estções; e elas realmente são muito diferantes uma da outra.
bjs

11:25 PM  

Postar um comentário

<< Home