sexta-feira, setembro 16, 2005

Coisas do destino


Imagine-se numa cidade onde está acontecendo um dos maiores festivais de cinema do mundo, louco para assistir uns 10 filmes por dia. Você vê tudo pela TV, confere a programação pela internet, mas está mais liso do que pedra.
Agora vejam o que aconteceu comigo.
Semana passada, eu estava na loja onde uma amiga minha trabalha, jogando conversa fora enquanto as clientes davam uma trégua. Foi aí que apareceu uma moça de cabelos longos e jeans coberto de paetê, em busca de mais uma peça para o guarda-roupa. Papo vai, papo vem e ela contou para minha amiga que estava indo embora para a Espanha, mas tinha alguns ingressos para um filme de dança que seria exibido no festival. Acabou deixando as entradas para minha amiga e, em poucos minutos, deixou a loja com uma sacola cheia de roupas.
A grande coincidência dessa história é que esse tal filme de dança chama-se "Ibéria" e adivinhem qual é o tema principal? Sim, flamenco! Há mais de mil filmes sendo exibidos no evento e eu fui ganhar tickets justamente para o novo longa-metragem do espanhol Carlos Saura. Estava no lugar certo e na hora certa!
Ontem estivemos no suntuoso Isabel Bader Theatre para a estréia mundial do filme. Antes do filme, vimos uma apresentação ao vivo de uma coreografia do filme e um Saura muito sorridente com a recepção calorosa do público.
O filme é muito bonito, com uma cenografia incrível e imagens inesquecíveis. O ponto alto é a linda coreografia de Aída Gomez (foto). Ela faz um solo deslumbrante ao lado de uma fogueira ao som de uma música maravilhosa. Impossível não se emocionar. É verdade que há momentos arrastados e delirantes no filme, com aquele excesso de experimentalismo que às vezes dá nos nervos. Mesmo assim, vale a pena para fãs de dança, música e artes plásticas.
A nova obra do aclamado diretor foi aplaudida por vários minutos. Logo após a exibição, ele e parte do elenco (entre eles, Aída Gomez e Antonio Canales) subiram ao palco muito bem-humorados para responder perguntas do público. Foi um momento singular na minha vida, daqueles para nunca esquecer.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Revimos há pouco tempo, em dvd, o Bodas de Sangue, do Saura, com o Antonio Gades, que morreu recentemente. Veja se encontram na locadora do bairro. Ou então o Sevillanas, que eu e o Martim vimos em Buenos Aires, pouco depois do almoço, e demos cabeçadas o filme todo. Não que ele fosse ruim, nós é que estávamos morrendo de sono mesmo.

8:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Coisa mais linda... fiquei aqui morrendo de inveja, hehe.
Gostou do meu convite de aniversário? Poxa, esse ano vai ser estranho, vcs sempre estão nas minhas festinhas... :(
Bicocas cheeeeeeeeeeeia de saudades

6:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lindona... "viver intensamente cada dia e cada dia de cada vez ..." alguém já nos disse isso e vocês parecem-me que estão seguindo ao pé da letra .

Se já estivesse lendo seu livro eu diria, só em livros mesmo...
(rss rss rss )

Querida, tenham uma linda semana !

Patipetista

1:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

É Má, isso é um sinal de que nada na vida é por acaso. Vc não está aí por acaso... vc não está aí com o Martin por acaso... talvez hoje vc não saiba a finalidade de tudo isso por que está passando... Mas depois de um tempo, vc vai olhar para trás e dizer: ah... era por isso... Muita prosperidade para vocês. E não se esqueça de que vc sempre morou no meu coração, embora a distância seja um fato presente há anos...

9:48 PM  

Postar um comentário

<< Home