Ultimo dia em Londres
Daqui a pouco vamos partir para Edimburgo, mas antes queria contar um pouco dos nosso dias na cidade do Eloi, do Cadu, da Fe Daniel, do GB e de tantos amigos que ja moraram aqui.
Quando pisamos aqui, nos sentimos de volta ao Canada. O tempo e' uma lastima, a comida e' uma droga e as pessoas carregam aquele tedio inexplicavel no olhar. Ha estrangeiros por todos os lados, os parques sao lindos, todo mundo e' muito educado e tudo funciona assustadoramente bem.
A diferenca, para mim, e' que Londres e' mais turistica e felizmente os ingleses sao ajuizados e gostam de futebol. O Canada e' um pais em formacao, de identidade confusa. A origem e' inglesa, mas e' nos Estados Unidos que os canadenses se espelham no dia-a-dia. E' por isso que o Canada e' um pais intrigante, entre o charme frances, a tradicao inglesa e a chatice americana.
Deixando as comparacoes de lado, Londres e' realmente uma cidade que merece ser visitada. Especialmente em dias sem chuva, o que nao foi o nosso caso. Quase mofamos nas nossas andancas, mas fomos persistentes e felizmente conseguimos curtir a cidade.
Brasil na cabeca
Mudando de assunto, minha cabeca ja esta no Brasil, especialmente nas eleicoes deste ano. Aqui vai mais um trecho da entrevista do Chico Buarque a Trip, uma sintese de tudo o que eu ando pensando ha tempos.
Faco minhas as palavras dele:
TRIP: Crises do mensalão, CPIs sobre corrupção, a queda do ministro Antonio Palocci, eleições se aproximando... Como você vê esse momento do Brasil e do governo Lula em particular?
CHICO: Não vejo com nenhuma satisfação especial. Não é um assunto que me entusiasma, não. Mas, enfim, fazer o quê? Podemos falar disso também, até porque as pessoas estão muito exaltadas. Não sei por que as pessoas estão tão exaltadas assim. A argumentação política cedeu lugar a ofensas pessoais, e parece que isso vai se agravar nestes meses que vêm por aí. Não há muito argumento. Porque no fundo, no fundo, honestamente, não vejo como um próximo governo, com quem quer que seja eleito, possa ser muito diferente desse governo Lula, assim como o governo Lula não foi muito diferente dos governos que o antecederam. As notícias de corrupção, mensalão estão na ordem do dia porque são mais recentes, mas elas também repetem práticas similares de governos anteriores. Todo mundo sabe disso. Claro que o governo do Lula é mais vulnerável hoje porque é a vidraça, porque o próprio PT ajuda a jogar pedra na sua vidraça, ao contrário dos partidos mais conservadores, que, por mais que se debatam lá dentro, não saem atirando uns nos outros. Eu fico vendo este pessoal do PSDB e do PFL indignados na TV. Peraí, vamos falar sério, né? Vocês não podem estar tão indignados, surpresos com o nível de corrupção, que não é maior do que foi no governo anterior. Todo mundo sabe como foi conseguida a malfadada reeleição presidencial [do FHC], que é nociva, na Constituição. Todo mundo sabe o que aconteceu, as falcatruas, as tentativas bem-sucedidas de abafar CPIs. Então fica reduzido a quê? O sujeito gosta deste ou gosta daquele. Ou tem simpatia ou alguma vantagem pessoal a levar com governo tal. Eu não tenho isso, não quero proximidade nenhuma com poder nenhum. Mas eu fico um pouco espantado com o grau de agressividade das pessoas. Eu conheci o grau de agressividade do PT, sei como é. Eu já falava isso, tem muito chato neste PT. Ficam enchendo o saco da gente, enchendo o saco dos artistas, cobrando isso e aquilo. Isso acho até que vai acabar um pouco, porque acabou a idéia de que o PT é um partido superior aos outros. Agora, também não vejo por que nesse clima que se instalou no país as pessoas se sentem no direito de ofender o Lula, de enxovalhar. Qualquer um vai para o jornal e manda "e o Lula?", "é um merda", "é um bosta". As pessoas não gostam que se diga, mas isso evidentemente traz um preconceito de classe muito forte. São pessoas que não admitem, até hoje não engolem o fato de o Lula ter sido eleito, ter ocupado o Palácio da Alvorada, ele com a dona Marisa. Então, se na próxima eleição os candidatos forem o Lula, o Alckmim, talvez o Garotinho e uma dissidência à esquerda, eu voto no Lula até por isso. Não posso dizer que estou satisfeito com o governo dele, mas não vejo vantagem nenhuma no governo voltar às mãos do PSDB e do PFL. E, se o Lula for reeleito, acredito que ele, ao contrário do Fernando Henrique, possa fazer um segundo mandato melhor do que o primeiro. Até porque estará livre de uma porção de malas e de gente que atrapalhou. Ele vai ter de governar mais, escolher as pessoas, estar mais atento, mais presente. Mas não gosto da idéia de ele sair escorraçado, pela porta dos fundos, as pessoas xingando, quando não fizeram isso com o Fernando Henrique, nem com o Collor ou o Sarney.

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home