Ora pois
Há dez dias estamos em Portugal e, sinceramente, estamos nos sentindo em casa. Depois da Grécia e do Marrocos, finalmente sentimos o alívio de entender boa parte do que está escrito por aí. Digo boa parte porque os menus dos restaurantes continuam tão indecifráveis quanto os da Grécia. Joaquinzinhos? Bitoques? Pregos? Entremeadas? Aos poucos vamos aprendendo o significado dessas palavras, como numa conversa com um garçom em Évora.
- Por favor, o que é Bacalhau a Brás?
- Bacalhau a Brás? Bacalhau a Brás é Bacalhau a Brás, oras...
Depois que dissemos que éramos turistas brasileiros e que a explicação dele não foi, digamos, muito clara, ele descreveu um dos pratos mais saborosos e simples que provamos aqui: uma grande gororoba com bacalhau, batatas e ovos. E pediu desculpas pela falta de didática.
Portugal tem sido assim, cheio de "causos", alguns episódios de leve rudeza e gente muito boa pelo caminho. Gente como o Victor e o seu João, dois leirienses que nos ofereceram carona de Tarifa (sul da Espanha) a Beja, no Algarve. Era tanta a amabilidade que, durante o percurso, nos deram lanche e até um CD de música brasileira.
Poucas e boas
Algumas constatações das nossas últimas semanas de viagem:
Nunca nos ofereceram tanta maconha e haxixe como no Marrocos. Era dar dois passos para um sujeito colar na gente e começar a oferecer de tudo, especialmente em Chefchaouen, onde, segundo nos disseram, planta-se haxixe com autorização do governo.
Especialmente eu, diplomada no quesito cara de tudo. Muita gente me abordava falando em árabe, o que explica a maneira estranha como eles me olhavam. Só agora fui entender que como eu parecia marroquina, mas me vestia de maneira inapropriada, era considerada assim, meio saidinha, para não dizer outra coisa.
A pergunta que mais ouvimos aqui em Portugal é se a gente veio para ficar. É que a invasão de brasileiros parece ter sido grande. Uma moça do Guiné foi até mais longe:
- Vocês vieram para ficar?
- Não, estamos só visitando.
- É que tem muito brasileiro aqui.
- É, mas a gente vai voltar ao Brasil.
- Fazem muito bem!

2 Comments:
enfim novidades...
cheguei a pensar que iriam ficar em terras marroquinas mesmo !!!
rssss
Então, Portugal !
Não se esqueçam de dançar o Vira !!!
:D
beijocas , aproveitem tudo e não cheguem nem perto de qualquer ave morta !!!
(...cuidados em relação a gripe aviária)
Pati
E pensar que quando eu viajei pra Portugal o risco era pegar vaca louca e eu só comia frango, hehehe. Mas e aí, vcs vão assumir essa carinha de cidadãos do mundo ou voltam logo pra terrinha? Saudades... Beijo
Postar um comentário
<< Home