Quem tem boca vai a Nafplio
Aqui todo mundo fala grego. Literalmente!
Estamos na pequena cidade de Nafplio (ou Nauplia), a duas horas e meia de Atenas. Esperavamos um lugarejo agradavel, mas sem grandes emocoes. Que nada! A primeira capital da Grecia moderna e' uma gracinha, com ruas estreitas, casas coloridas, restaurantes charmosos e aqueeeeeele mar azul caracteristico dos cartoes postais gregos.
A Grecia tem nos surpreendido muito. As descricoes negativas de Atenas que a maioria dos guias faz sao, no minimo, injustas. O transito e confuso sim, mas, sinceramente, nao e nada que a gente nao tenha visto na Italia, muitas vezes poupada de criticas. Dizem que Atenas melhorou muito com os Jogos Olimpicos, que trocaram todos os onibus, limparam a cidade e reformaram as estacoes de metro. Com ou sem Olimpiadas, Atenas e uma cidade pitoresca e agradavel, que merece alguns dias para ser explorada com carinho. O povo grego tambem tem se mostrado bastante acolhedor e se vira bem para falar ingles.
Dia desses, no caixa do supermercado, um grego nos abordou.
- De onde voces sao?
- Do Brasil.
- Do Brasil? Nossa, eu adoro o Brasil, fui recebido muito bem no Brasil, o povo brasileiro e bom demais!
Papo vai, papo vem e ele nos convidou para tomar um cafe por conta dele.
- Fui super bem recebido no Brasil, quero fazer o mesmo por voces, disse ele com um sorriso no rosto.
Esses sao os gregos, povo europeu com alma de brasileiro.

0 Comments:
Postar um comentário
<< Home