Paris, je t'aime
Paris esta me ajudando a enxergar algumas coisas. A primeira é que alma significa, necessariamente, desordem. Toronto para mim era uma cidade certinha, prospera e desalmada. Paris nao, Paris tem sangue nas veias, gente fervilhando, cultura pipocando e o velho e conhecido caos. Nao chega ao ponto de Sao Paulo, mas esta quase la. Ruas esburacadas, sacos de lixo na calcada, empurrao, buzina, mar de carros, tapumes limitando o vai-e-vem e aquele ventinho cheirando urina na entrada do metro.
Quem diz que Paris é so a cidade-luz, mente. Paris incomoda, entristece, fede. Talvez por isso ela seja uma cidade para artistas. Assim como a arte, ela causa algum tipo de reacao nas pessoas. E é exatamente isso que a torna viva, muito viva. E linda!
Nao vejo mais Paris apenas como uma capital elegante de croissants deliciosos e jardins apraziveis. Agora ela virou uma cidade bela e tao real quanto Sao Paulo. Um lugar de contrastes e, assim como Montreal, possivel de se viver. Nem intocada como Quebec, nem histerica como Sao Paulo, nem insossa como Toronto. Paris nao é sonho, é quase de carne e osso.

3 Comments:
Marta:
Que vontade de estar no teu lugar, e ver toda essa alma de Paris.
Ficamos muito feliz sabendo que vcs estão aproveitando a estadia nessa cidade linda.
Aproveitem muito. Beijos
Deinha, também chego lá. Má, também chego aí, hehehe. E com uma vantagem: dicas e mais dicas do casal M&M!
Essa Marta é uma poetiza!!!
Valéria
Postar um comentário
<< Home