quinta-feira, janeiro 26, 2006

Quase 1 ano depois

Passado o susto dos primeiros dias de neve, da falta de noção sobre a cidade, dos dias de calor insuportável no verão, das primeiras folhas secas e avermelhadas e da multidão de dúvidas que povoam nossas mentes, o saldo dessa aventura pelo Canadá é positivo, muito positivo.

E para que não fique dúvida aí para você, no Brasil, em frente ao computador...

NÃO, NÃO HÁ GLAMOUR ALGUM NA VIDA NO EXTERIOR!!!!!!

Até imagino a cena. Duas comadres se encontram na rua e uma pergunta para outra.

- E o Zezinho, como vai?
- Ai, tá ótimo. Tá morando no Canadá, tá super bem!!!

Enquanto isso, o Zezinho tá se matando de trabalhar, levantando 5 da manhã e fazendo as mesmas coisas que qualquer pessoa faz no Brasil.

Meus caros, no Canadá ou na Suíça, as pessoas também levam o lixo para fora, desengorduram o fogão ou xingam o motorista de ônibus folgado. O avião que sai do Brasil levando Zezinhos e mais Zezinhos não vai para outra galáxia ou para um mundo paralelo onde tudo é perfeito e ninguém vai ao banheiro. Por isso, por favor, não caiam no erro de idealizar a vida no Primeiro Mundo. Isso é mais uma bobagem de país colonizado que enfiam na nossa cabeça.

Porcaria tropical

Por falar em bobagens que enfiam na nossa cabeça, vejam só o que ando assistindo nas tardes de segunda à sexta. Não vi um capítulo no Brasil, detesto Aguinaldo Silva, mas sei lá, é mais forte do que eu.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É verdade, quando as pessoas sabem que outras estã morando no exterior acham que estão todoas as 1.000 maravilhas né!
E a vida, com o passar do tempo, se torna como no Brasil, em termos de trabalho, rotinas, etc..
Mas claro, com uma diferença: a questão da segurança, que acho que o Brasil infelizmente nunca irá ter

10:07 AM  
Blogger Drica <* *> said...

Fico muito feliz por voces! Boa sorte, sempre... A vida eh a mesma, soh muda o cenario um pouquinho. Bejitosss da Drica <* *>

1:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pois é Lú, todo mundo tira o lixo pra fora, mas o cara que passa recolhendo o lixo aqui ganha exorbitantes R$ 350,00, enquanto aí, R$ 3.500,00. Tá, o custo de vida aí é mais alto, mas não dez vezes. Morar aí ou aqui não tem muita diferença pra quem é de classe média aqui, pra quem é da baixa, é sim pegar um avião e ir pra outro planeta. Fora a violência que não tem aí, o resto é igual ou até um pouco pior pra quem é de classe média aqui, pior vai, não tem pastel, banca de jornal, futebol na tv nem se pode tomar latinha de cerveja na rua por aí. É, mas trocar dólares as duas da manhã no centro da cidade mais violenta do Canadá sem medo, pode. E atravessar uma rua sem que tem joguem o carro encima também. Tá bom, compensa, pra quem não é povão aqui. Porque quem é, acorda as 5 da manhã que nem aí, chacoalha num trem lotado, trabalha que nem escravo, igualzinho a aí, mas ganha uma mixaria, miséria mesmo. Outro dia você disse que eu ando muito pessimista, valeu o toque, estou me corrigindo por isso afirmo agora que o Brasil não é um país ruim, mas não há como tapar o sol com a peneira: este país tem a pior distribuição de renda do mundo. E isso, nada compensa. Pior é que a concentração de renda está aumentando! Vi um estudo recente de que entre 1960 e 2000, a renda per capita mensal no Brasil aumentou 159%, ótimo!. Mas para os 10% mais pobres, esse aumento foi de 38%, enquanto para os 10% mais ricos, 262%!! E que 50 milhões de brasileiros sobrevivem com renda igual ou inferior a R$ 80,00/mês! Pra esses, nós, pobres coitados da classe média que se matam de trabalhar pra pagar impostos sem retorno, somos "dotô". E o primeiro mundo, ficção....

5:23 PM  

Postar um comentário

<< Home