quarta-feira, agosto 17, 2005

Olhar de estrangeira recém-chegada

Hoje tive uma longa e interessante discussão com meu professor. Motivo: confessei a minha impressão, como estrangeira, sobre os canadenses no dia-a-dia. Acho-os entediados e apáticos, sempre fazem aquela cara de saco cheio de tudo. O Tyson, que é canadense, não gostou muito do meu ponto de vista, claro. Disse que qualquer pessoa fica mal humorada dentro de um metrô ou na correria para o trabalho às 7h da manhã e que eu não posso tirar esse tipo de conclusão em tão pouco tempo em Toronto.

Concordo com ele, de fato não posso concluir nada e nem é essa a minha intenção. Expliquei que essa é apenas uma sensação que carrego há algum tempo, mas que nunca havia comentado com um canadense. Queria saber qual era a opinião dele e ele disse que não havia o menor sentido nessa minha sensação, simplesmente o humor das pessoas varia ao longo do dia. E completou:

- Às vezes, a pessoa não gosta de se levantar cedo e fica mal humorada pela manhã, mas à noite, depois do trabalho, o humor dela muda num bar ou junto aos familiares.

Talvez ele tenha razão. No Brasil, não me lembro de ter visto ninguém às gargalhadas dentro de um ônibus parado na Paulista. Mas é aí que está o ponto, aqui, nem de longe, o trânsito é tão caótico. As pessoas não ficam duas horas dentro do carro para chegar às suas casas e nem ficam com os vidros fechados, com medo de parar no próximo farol. Aqui há parques por todos os lados, um lago imenso e lindo para se passear no final da tarde e um ar bem mais limpo para se respirar. Ninguém se depara com uma criança de rua ou sente na pele a dor da desigualdade social. Então me expliquem: por que a falta de sorrisos?

Não estou dizendo que não gosto dos canadenses, pelo contrário. São muito simpáticos, prestativos e educados. Mas falta aquele calor, aquele ar de esperança. Eles são amáveis, mas à maneira deles. De repente, eles dão um corte surpreendente e nos deixam meio sem rumo. A gente até pensa, "nossa, será que falei algo errado?", mas não, a gente apenas chegou ao limite de uma outra cultura.

Tento não comparar, mas às vezes é difícil. Sem querer, a gente começa a procurar características da nossa terra, aqui, como se isso fosse viável. Talvez eu esteja sob o efeito da distância, idealizando o comportamento otimista do brasileiro, como se esse jeito alegre não tivesse um lado ruim, esse de relevar tudo e ir levando. "Ah, tudo bem, o importante é que o feriadão está chegando." E tudo fica assim, alegremente estagnado. Que se dane a greve do ônibus, a CPI ou a rebelião na Febem. "A gente resolve isso semana que vem." E lá vai todo mundo entupir as estradas.

Tudo não passa das manjadas (e verdadeiras) diferenças culturais, nada além disso. A gente aprende a se adaptar, dependendo dos valores que a gente tem numa determinada etapa da vida. Uma vez, minha mãe me disse que não é o lugar que faz uma pessoa feliz. É verdade. Passei 28 anos da minha vida num país lindo e caótico e sempre fui muito feliz. É a gente que faz o lugar onde vive.

Por outro lado, há alguns pontos que pesam mais ou menos para te ajudar na sua adaptação.

Se para você é mais importante:
  • andar tranquilamente pelas ruas
  • ver seus impostos sendo aplicados no bem comum
  • ter transporte público de qualidade
  • ter um salário mais polpudo
  • ver Justiça sendo feita, inclusive dando aos gays o mesmo direito de qualquer heterossexual
  • ter acesso facilitado à educação, cultura e esportes
  • contar com serviço médico gratuito (ainda que demore)
  • ter parques por todos os lados
  • poder optar por não ter carro (e não morrer com essa decisão)
  • ver idosos e deficientes físicos sendo respeitados
    SEU LUGAR É O CANADÁ

    Mas se para você é mais importante:
  • viver num país de clima perfeito
  • ver alegria por toda a parte, mesmo que sem motivo
  • comer comida fresca e boa
  • ter praias e paisagens paradisíacas pertinho, pertinho
  • ir a festas de verdade
  • ver e ouvir manifestações culturais com identidade própria
  • acompanhar e jogar um bom futebol
  • ter um baixo índice de suicídio e a ausência de paranóias
  • contar com a latente veia criativa de um povo
  • não ver tantos loucos e drogados pelas ruas
    SEU LUGAR É O BRASIL

    Tudo você não vai ter. E não adianta reclamar. Muitos canadenses amariam ir de mala e cuia para o Brasil para passar o resto de seus dias por lá. Conheço um que sonha com a idéia de morar em Floripa, mas a namorada dele, que é brasileira, nem cogita a possibilidade de largar tudo o que já conquistou aqui para voltar à terra natal. Não há certo nem errado, só diferentes objetivos de vida.

  • 2 Comments:

    Anonymous Anônimo said...

    Nossa, é exatamente esse o ponto, Má... o ser humano é exigente e está sempre em busca de um emprego melhor, uma cidade melhor, um clima melhor, enfim... em busca de felicidade. Não importa se é aqui, no Brasil, ou aí, no Canadá. Se, para a gente, conseguir chegar ao trabalho em menos de duas horas é um sonho, para eles deve ser poder ir trabalhar a pé, sei lá. O fato é que sempre teremos do que reclamar - se não tivermos motivo, achamos outro em dois segundos, hehe.

    1:40 PM  
    Blogger Lucix said...

    Hummm, onde eh que esta o botaozinho "on off" que desliga a jornalista que existe dentro de vc? :D

    Ah, qq problema com o laptop, internet, etc, pode ligar aqui pro suporte tecnico, ehehhe!

    Beijos!

    2:12 AM  

    Postar um comentário

    << Home