Desilusão, desilusão...
Estou ouvindo "Dança da Solidão" na voz da Marisa Monte e pensando na tarefa ingrata que meu professor de inglês me deu anteontem. Ele pediu uma redação difícilima para entregar amanhã e e não tenho a menor idéia do que escrever. O tema? Como ser um jornalista de sucesso no Brasil.
Pensei em começar pelo beabá e dizer que um jornalista de sucesso precisa ler muito. Aí me lembrei daqueles editores de salários polpudos que nunca leram nem lista telefônica e desisti.
Já sei! Um bom jornalista precisa escrever bem. Hmmmmmm, melhor não. Conheci um sujeito que escrevia nu com acento e lecionava numa grande universidade de jornalismo. Outro professor do mesmo curso ficou boquiaberto quando um aluno explicou-lhe que se fala 1,5 milhão, e não 1,5 milhões.
Fiquei pensando naqueles clichês que me ensinaram na faculdade, mas todos me fizeram soltar um suspiro desanimado. Lembrei de uma das primeiras lições que tive, aquela que diz que todo bom jornalista é um curioso por natureza e que nunca pode parar de estudar. A teoria é linda, mas quando tentei fazer um mestrado financiado com dinheirinho do meu bolso, recebi um sonoro não. E minha amiga foi ameaçada de demissão só porque precisava sair no horário dela para ir às aulas do MBA.
Cansada de bater a cabeça, me perguntei: mas o que é um jornalista de sucesso? É aquele idiota que se prostitui por um jabá ou um carguinho mais ou menos? É aquela que sai com o editor ou que vai a festas com espelhos nas mesas mas não consegue escrever um lead ou achar o gancho de uma matéria? Se for esse perfil, me desculpem, mas eu quero ser uma jornalista fracassada. Viver nesse mundinho de textos ruins, pautas estúpidas, matérias rasas, chefes incompetentes e guerrinhas de vaidades definitivamente não é comigo.
Achei o lead! Um jornalista de sucesso no Brasil não pode ter escrúpulos. Se tiver, vai precisar de outra coisa: estômago forte, bem forte!

4 Comments:
Lead perfeito e oportuno. Pena que inviabilize sua volta ao ramo. Sua volta e de muitos outros, que insistirem em ter escrúpulos. Continue servindo café com dignidade.
beijos
AMEI este comentario.. Por essas e outras que permaneco aqui na Terra do Tio Sam.... Bejitoss da Drica <* *>
Infelizmente Marta você está certa... e tenho a má notícia de que isso não se resume só ao mundo jornalístico, mas no corporativo também. Vou lembrar um clichê barato, bem barato: faz parte.
Raq
Esse professor deu esse tema de sacanagem, so porque sabe que estou um pouco desapontada.
Concordo com vc, Raq, e vc e uma referencia para mim de boa jornalista e bom carater. Isso te faz uma pessoa bem rara no mercado.
Beijos
Gera
Desisti de esperar Justica, mas ainda acredito que os que insistem em ter escrupulos ainda vao colher os frutos e serao felizes. Foi acreditando nisso que dei essa guinada na vida.
Beijos da sua fa
Drica
O importante e manter a dignidade, nao importa onde vc esteja
Beijos
Pat
Vc tem razao, essa merda esta por toda a parte. Foi apenas um desabafo
Beijos
Postar um comentário
<< Home