Nomes estranhos
Outro dia o Martim e um amigo colombiano chamado Alvaro tiveram o seguinte diálogo:
Alvaro: Qual é o seu segundo nome?
Martim: Eu não tenho segundo nome, meu nome é apenas Martim.
Alvaro: Nossa que estranho! Os brasileiros têm uns nomes estranhos, principalmente os jogadores de futebol.
Achei curiosa a impressão do Alvaro. Eu tenho dois nomes e isso causa a graça entre brasileiros. Preciso explicar mil vezes que isso é bastante comum entre hispânicos e que meus pais, seguindo a tradição, deram nomes duplos aos filhos. Pensar que qualquer brasileiro que fosse para um país hispânico passaria o mesmo que eu passo me fez dar risada. Para eles, apelidos como Kaká, Robinho e Ronaldinho ou nomes como Romário e Rivaldo são esquisitíssimos.
Temos uma amiga brasileira que vai ter um bebê em breve aqui no Canadá. Ela não dará um nome inglês como Michael ou John, dará um nome brasileiro. Há quem discorde dela, que pense que a vida do filho dela seria mais fácil se ele tivesse um nome comum. Pode ser, mas isso é uma escolha muito pessoal e certamente, a cada vez que lhe perguntarem sobre o seu nome, ele vai sempre se lembrar de onde veio, assim como aconteceu comigo. E viva as diferenças culturais!
Saudades
Sinto muitas saudades das nossas famílias e amigos, isso eu não escondo de ninguém. Mas isso vem à tona com mais força quando sou surpreendida por uma música brasileira. Ontem estava distraída e, de repente, ouvi uma voz conhecida dentro de um café. Era o Milton cantando "Travessia". Impossível não se emocionar com a voz dele, especialmente nesta canção. Parei para secar as lágrimas, às vezes é difícil demais me conter.

3 Comments:
Hehe, Marta Luciana, Gerson Maurício e Raul Evandro realmente sempre foram nomes engraçadíssimos pra mim, mas nunca tinha me dado conta do significado de raiz que eles carregam. E isso é muito legal! Tô com tanta saudade de vc amiga, volta logo! Beijo
Bom, eu sou Lucia Helena... Embora so a minha mae me chame de Lucia Helena e só qdo esta brava. Geralmente me chamam de Luh ou Helena.
Quanto ao nome, sim, é uma escolha muito pessoal. Mas que da um trabalho do caramba nao ter um nome "inglesado", ah isso da! No trabalho todo mundo me chama de Lucy, e é assim que esta em todo os meus docs de trabalho. Eu preferi assim, imagine ter que repetir mil vezes o seu nome e ainda ouvir a pessoa me chamar de LuCIa ou LuTIa... ou pior, a pessoa ficar super sem graca pq nao consegue repetir o seu nome...
===
Que bom que vc vem no EBS!!! eeeeeeeee!
Luuuuu
É bem familiar, e o que te lembra?
Ao que me parece vc e Luh tem o mesmo problema ou felicidade
Postar um comentário
<< Home