segunda-feira, junho 20, 2005

Cara de qualquer coisa

Outro dia eu estava andando na rua com o Martim e percebi que um sujeito com cara de indiano que vinha no sentido contrário começou a me olhar com certa insistência. Como é de praxe no meu comportamento, meus olhos procuraram o chão. Mas ele não se conteve e disparou uma pergunta.

- Você é indiana?
- Não, respondi timidamente.
E aí veio a pergunta mais absurda.
- Tem certeza?
- Claro que tenho, eu sou brasileira.

Nesses 29 anos de vida nem sei quantas vezes já me perguntaram de onde eu sou. O mais engraçado é quando as pessoas arriscam alguns palpites. Mexicana? Espanhola? Colombiana? Peruana? Paraguaia? Indiana? Japonesa? Havaiana?
Desde criança as pessoas sempre me olharam com certa curiosidade. Quando eu chegava ao ballet, as mães se cutucavam e ficavam tentando adivinhar de onde eu era, enquanto eu calçava a sapatilha em silêncio. Na escola, cada hora me chamavam de uma coisa, menos pelo meu nome. E ainda insistiam: "mas voce é mexicana, né". E pela nonagésima vez eu explicava em vão que meus pais são bolivianos, mas eu nasci no Brasil. Eu sabia que no dia seguinte eles iriam me perguntar a mesma coisa, de novo!
Claro que aprendi a levar isso super na boa, já sei que muita gente não consegue diferenciar os países da América do Sul e mataram muitas aulas de geografia. Mas essa situação às vezes me faz pensar que não sou de lugar nenhum, como minha avó. Ela é boliviana filha de família italiana. E sabe qual era o apelido dela em Santa Cruz de la Sierra? Turca, vê se pode?

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Marta....comecei a ler blog de vcs...e adorei...
Achei muito interessante esta estoria de "cara de qq coisa" ...passo por estas situaçoes as vezes...qdo tenho q falar meu nome.
Alem de ninguem entender na primeira vez que ouve (e ouvir é mais facil do que ler)..sempre me perguntam a origem do nome...rs
Bjs

6:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Marta
Não importa de onde vc é, mais sim o que vc é. Você é uma grande contadora de momentos curiosos, engrazados ou simplesmente COMUNS
Bjs

10:05 PM  
Blogger Frontera said...

Raq
Pois e, desde pequena eu ainda ouco coisas como: seus pais sao traficantes? Tsc, tsc, tsc...
Beijos

Ia
Acho que voce passa pela mesma situacao do Martim. As pessoas as vezes perguntam depois de ele se apresentar: mas qual e seu primeiro nome?
Beijos

Babo
Obrigada!
Um beijo

7:44 PM  
Blogger Queila said...

Onde eu passo por aqui me parguntam se eu sou araba, marroquina, iraniana... Haha

1:02 PM  

Postar um comentário

<< Home