quarta-feira, junho 22, 2005

Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto...

Semana que vem completaremos quatro meses de vida em Toronto. Para homenagear este marco, vou confessar antecipadamente algumas coisas que detesto no dia-a-dia dos canadenses. Tá bom, eu sei que Narciso acha feio o que não é espelho, como diz o Caetano. Mesmo assim, esta Narcisa aqui vai contar, sem vergonha alguma, o que não é espelho para ela.

  • Café
    Os canadenses bebem um líquido escuro, aguado e muito ruim que eles chamam de café. Para piorar, colocam sabores como baunilha, canela ou caramelo nessas bebidas ou adicionam gelo. Não que eu seja fã de café, longe disso. Mas na minha concepção, isso que eles bebem é tudo, menos café.

  • Esportes
    Nos telejornais esportivos, há basicamente quatro assuntos: baseball, futebol americano, hóquei e golfe. Preciso dizer mais alguma coisa?

  • Música Popular
    Aqui também tem popozuda em clipe de música ruim. O Top 10 é de chorar, vai de Backstreet Boys a Gwen Stefani (aquela Barbie ridícula do No Doubt, agora em versão mano). Ah, e agora tem um Frodo loiro chamado Kalan Porter que chora um hit grudento.

  • Moda
    Eu preciso contar isso! A maioria das roupas aqui são muito feias, excessivamente cítricas e com estampas de cortina de banheiro. Para piorar, as canadenses combinam as peças com maquiagem excessiva e esmaltes pavorosos. Isso quando não deixam à mostra os pés com esmalte pink descascado.

  • Carros
    Os meninos que me desculpem, mas a maioria dos carros em Toronto parecem banheiras. Sim, são caros, confortáveis, super equipados, mas muito grandalhões e sem graça. Só vi carros mais bonitos em Montreal, onde o gosto é mais europeu.

  • Decoração
    Claro que aqui há excelentes arquitetos e decoradores, mas as casas comuns têm papel de parede, móveis escuros, sofás das Casas Bahia e carpetes horrivelmente estampados. Quando nos mudamos, fui atrás de tecido para fazer uma cortina e quase caí de costas quando vi o mostruário de estampas. Ia de zebrinha a cavalinhos, juro!

    O bom gosto dos canadenses

    Pronto, já contei tudo o que detesto no gosto dos canadenses. Agora vou dizer o que adoro:

  • Cantos aconchegantes
    As coffee shops são aconchegantes, bem decoradas, geralmente têm boa música e uma infinidades de comidinhas gostosas e calóricas. Os restaurantes também costumam ser bem agradáveis com aquela cara de cantinho quentinho no meio do inverno. Se você andar pelas ruas e espiar dentro das casas, perceberá que a decoração delas tem essa mesma proposta.

  • Parques e jardins
    Todas as cidades prezam por grandes e lindos parques. Se há um cantinho dando sopa, você pode ter certeza que, em breve, surgirá naquele lugar uma pracinha para a comunidade, com florzinhas e playground. E todas as casas têm jardins e quintais arborizados com moradores muito atentos às novidades do mercado de jardinagem. Pena que alguns gostem de colocar anões de jardim!

  • O ócio
    Canadense não se mata de trabalhar. Deu a hora de ir embora, é tchau mesmo! Aos domingos não há metrô até as 9h da manhã porque a grande maioria das pessoas está roncando em suas casas. Depois das 18h de domingo também será difícil achar uma loja aberta. E nos dias de muito calor eles não pensam duas vezes antes de enforcar as últimas horas do expediente. Quem pode, escapa do trabalho o mais cedo possível para lotar algum parque da cidade.

  • O gosto pela educação
    A maioria aqui diz por favor, com licença e obrigado o tempo todo. O hábito é tão presente na vida deles que até o Michael Moore já tirou sarro disso em um dos seus filmes. Eles primam pela educação e isso é algo para se tirar o chapéu.

  • Farofar
    Aqui eles farofam sem a menor culpa. Fazem piquenique nos parques, almoçam a marmita a céu aberto e carregam bananas ou sanduíches em papel alumínio na bolsa. Isso é algo que brasileiro de classe média tem vergonha de fazer sei lá por qual motivo. Sempre fui marmiteira e assim aprendi a comer bem e barato. Viva a farofa!

  • 6 Comments:

    Anonymous Anônimo said...

    Desta viagem à Canada o que mais gostei foi imaginar os belos jardins, agora, eu que amo café precissaria provar as variedades de lá para conhecer.
    bjs

    9:08 PM  
    Blogger Drica <* *> said...

    Ptz... sabe que eu ateh curto um capuccino com muuuuuito gelo. No verao eh uma beleza. Adorei suas comparacoes hehe, SHOW! Bejitosss da Drica <* *>

    1:02 PM  
    Anonymous Anônimo said...

    Oi queridos M&M
    Faz tempo que não escrevo, mas tenho acompanhado o blog e me divirto,com os textos da Marta então, rrsss...
    O bom é que a gente "viaja" nas histórias e vira turista imaginário...isso tudo em 4 meses!
    Legal, beijos!

    6:51 PM  
    Anonymous Anônimo said...

    HAHAHAHAHA, Má, sensacional sua descrição sobre a moda canadense!!!
    Principalmente a parte do esmalte pink descascado!!! QUE UÓÓÓÓÓÓÓ!!!!
    Parabéns pelos quatro meses! Beijos cheios de saudades pro casalzinho mais fofo!

    2:07 PM  
    Anonymous Anônimo said...

    Má, seu jeito de escrever é hilário... Mas sabe que é muito bom dar um pulinho no blog de vocês pra ver o que tá rolando na parte de cima da América. Agora vai se acostumando que as diferenças só estão começando a aparecer. Beijos e boa sorte aos dois.

    8:17 AM  
    Blogger Frontera said...

    Mama
    Voces terao a oportunidade de ver de perto os belos jardins e provarem os tipos de cafe. Um dia voces se animam a nos visitar.
    Beijos

    Raq
    Ainda nao temos fotos do ape, mas vou tomar providencias.
    Lembrou da minha marmita de chuchu com couve-flor, e?
    Beijos

    Drica
    Ainda nao me acostumei com a ideia de gelo em cafe, quem sabe eu aprenderei com o tempo.
    Beijos

    Cris
    Obrigada por viajar conosco. Beijos para voce e todo o povo da Baixada!

    Deia
    Obrigada e beijos para o casal mais Benetton que eu conheco! Ah, coloquei seu blog na lista de blogs amigos.

    Pat
    Obrigada, apareca sempre que quiser para dar uma espiada na banda de ca da America.
    Beijos

    4:18 PM  

    Postar um comentário

    << Home