sexta-feira, março 17, 2006

Registro importante

Venho por meio desta registrar, publicamente, que na noite de 16 de março de 2006 juramos NUNCA MAIS viajar de onibus, barco ou aviao sem ingerir um comprimido de Dramin 30 minutos antes. O trajeto entre Tetouan e Chefchaouen vai ficar na nossa memoria como sinonimo de nauseas, curvas interminaveis e um futum desgraçado dentro do onibus. É, meus amigos, ninguém conta esse detalhe, mas debaixo daqueles véus e burcas a coisa deve ser feia!

Fedorzinho a parte, a viagem pelo Marrocos esta sendo uma experiencia incrivel. Chefchoaouen tem se mostrado uma cidade linda e acolhedora, com sua Medina azulada, seus campos verdinhos e suas pessoas encantadoras. Como diz o Rough Guide, nosso livro de cabeceira, Chefchoaouen é uma otima introducao ao Marrocos.

Aos poucos vamos nos acostumando a chamar atençao por onde quer que a gente passe. Os marroquinos sao como os brasileiros, nao sabem disfarçar quando veem alguem diferente. Espicham os olhos curiosos, tentam adivinhar nossa origem, especialmente quando estamos falando. De vez em quando até acertam. E ai comeca a ladainha do futebol que voces ja conhecem.

No começo, fiquei incomodada com os olhares masculinos e a ausencia de mulheres na maioria dos lugares publicos. Achei que comprar um véu na cabeça ou uma saia longa resolveria a situaçao. Antes de gastar nossos dirhams, resolvemos conversar com uma marroquina do serviço de informaçao turistica. Ela, claro, disse que no Marrocos todos sao livres para escolher a roupa que quiser. Um discurso lindo, sem duvida, pena que seja irreal. É verdade que nas ruas ha mulheres de jeans e ate de saia na altura dos joelhos, mas elas nao devem passar de 5%. Como o Marrocos é considerado um pais mais aberto, elas podem andar mais ocidentalizadas, desde que estejam dispostas a virar atracao, como acontece com esses dois forasteiros brasileiros e qualquer turista que venha para ca. Com o tempo, a gente se acostuma e até acha divertido.

Mais fotos

Mais imagens registradas por esses dois andarilhos:


A doce chegada a Patras, na Grecia, depois de 16 horas de mar


E um churrasquinho grego legitimo pra cair bem!


Lagarteando no alto de uma fortaleza veneziana do seculo XVIII em Nafplio


A impressionante cidade bizantina de Mystras do seculo XV


Meteora, regiao de monasterios do seculo XV numa paisagem inacreditavel


Passar uma tarde em Tanger, ao sol que arde em Tanger... (Marrocos)


Hmmmm, acho melhor nao alugar carro no Marrocos...

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Faltou a foto com os camelos. Tirem, ou vcs queimarão no mármore do inferno! hehehehe

9:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Lindas, lindas fotos!
Não só pela viagem, mas pela carinha de felicidade de vocês... diz tudo!

11:39 AM  
Blogger Drica <* *> said...

Estao sensacionais os posts e as fotos de voces. Imperdivel! Aproveitem bastante por aih. Bejitosss da Drica <* *>

1:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

É, a maresia fez bem a vcs! E fazendo das palavras do Eloi minhas: não ficaria nada mal se vcs tirassem foto num camelo né?

7:36 AM  
Blogger Leila e Júnior said...

Oi, Marta

Puxa, Marrocos deve ser muito legal! Nós aqui em Angola estamos bem pertinho, mas ainda não pudemos ter uma oportunidade de ir.

Não sei se já lhe disse isso, mas vc parece muito com uma colega minha de escola que não vejo há um bom tempo. VC é de Salvador-BRASIL? O nome dela é Eneida, conhece alguma?

Um abarço
Leila

3:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

Menino Martim e Menina Marta,
vocês me inspiram!
Ler o blog é como sair de viagem, pelo menos na imaginação. Comecei a ler e disparei,não parava mais, li tudo, do começo ao fim. Mas o que na verdade me deixou absurdada foi ver o Martim sem fazer a barba!
Oxalá nos encontremos em breve.
Saúde,
Menina Meire.

10:18 AM  

Postar um comentário

<< Home